This post is also available in: Inglês

Analista de Sistemas

Olá, seja bem-vindo ao meu portfólio digital. Me chamo Felipe Rocha Machado e sou um experiente Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software e Designer eventual. Desenhei este espaço para que mostrar o que eu faço de melhor sem a caretice de um currículo tradicional.
Ah! O QR CODE ao lado me adiciona aos seus contatos!

insomniae cōdex

Não deixe de visitar meu blog profissional com artigos, macetes e dicas interessantes sobre programação (principalmente em C#), desenho e arquitetura de sistemas, frameworks, padrões de desenvolvimento além  de novidades, tendências e dicas tecnológicas,

Visite o blog

+15 anos de experiência

Programo desde os 11 anos, vendi meu primeiro programa aos 15 e comecei oficialmente como desenvolvedor em 1996.

Domínio tecnológico

Tenho enorme facilidade em dominar novas tecnologias e me mantenho em constante atualização técnica.

Rapidez & Clareza

Possuo alto nível de abstração e rapidez e clareza de raciocínio lógico, que se refletem na altíssima qualidade do código que produzo.

Artes Visuais

Tenho aptidão para o projeto e desenvolvimento de Interfaces Gráficas do Usuário, diagramação visual, tipografia e muito bom gosto.

Mentoring

Sou interessado em repassar meus ensinamentos e tenho experiência ministrando cursos e capacitando força de trabalho.

v

Comunicação

Sou altamente comunicativo e com redação impecável tanto em Português quanto em Inglês, língua que dominei de forma autodidata.

Experiência Profissional

Principais Projetos

Minha contribuição foi fundamental para o sucesso de vários projetos de software comerciais de larga escala

Cofundador e Diretor Técnico do primeiro e ainda único Sistema de Controle de Ponto e Acesso inteiramente na nuvem do mercado Brasileiro. Responsável pelo projeto, desenvolvimento e gerenciamento de todo o sistema, desde o modelo de objetos até as APIs REST de integração com componentes de terceiros e aplicativos Android.

O Desafio

Criar um sistema na nuvem e superior aos offlines existentes e muito mais  intuitivo, tão simples de usar quanto o gmail. A grande rejeição ao pagamento de mensalidade para uso de software no Brasil torna dificílimo convencer o publico dos benefícios de um Software como Serviço (SaaS) e da consequente e significativa redução de custos e logística. Era preciso diferenciar-se suficientemente dos concorrentes tradicionais para converter o esforço em lucro.

Linguagens e ambientes: C#, C/C++, Java, JavaScript, .NET 4, ASP.NET MVC & WebForms, Web.API, XSockets.Net, DevExpress, XPO (ORM), WPF, Visual Studio 2010, SQL Server 2008/2012, Microsoft Azure.

Processos: Controle de versão distribuído (Mercurial) totalmente integrado ao controle de projeto (FogBugz) e de revisão de código (Kiln), Unit Testing,  OOD/OOP, Agile.

Extra: Responsável pela imagem do produto e diagramação visual do sistema, hotsite e blog.

  • C#/ASP.NET 70%
  • C/C++ 12%
  • JavaScript 10%
  • Java/Android 8%

Linhas de Código

Milhões de Registros

GiB de SQL Server

Só solução

Idealizador, desenhista e desenvolvedor do sistema integrado para gerenciamento de equipes externas, registro de ponto remoto, e intercomunicação de toda força de trabalho (geolocalização, chat, logística, etc.)

Aplicação Android integrada ao SIMPAX via API REST, comunicação em tempo-real fullduplex servidor/dispositivos móveis, transmissão segura de dados evitando fraudes, ataques de repetição, man-in-the-middle, etc.

Linguagens e ambientes: Java, C#, JavaScript, .NET 4, ASP.NET MVC, Web.API, XSockets.Net, Kendo.UI, XPO (ORM), Android Studio, Visual Studio 2010, SQL Server 2012, Microsoft Azure.

Processos: Controle de versão distribuído (Mercurial) totalmente integrado ao controle de projeto (FogBugz) e de revisão de código (Kiln), Unit Testing,  OOD/OOP, Agile.

Extra: Responsável pela imagem do produto, diagramação visual do sistema, hotsite e blog e criação da logomarca. Criação e desenvolvimento de protocolo próprio de comunicação, autenticação e autorização baseado em HTTP para troca de dados seguras entre dispositivos móveis e servidor a fim de evitar desperdício de banda GPRS/3G reduzindo monumentalmente os custos de operação do sistema caso fossem usadas soluções de mercado como HTTPs e OAUTH.

  • Java/Android 65%
  • ASP.NET MVC/Web.API/C# 25%
  • JavaScript 10%

Rodovia Inteligente

Sistema de tarifação de rodovias pedagiadas com arrecadação superior a R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais) mensais sem qualquer permissibilidade de perda de dados.

Responsabilidades

Fui coordenador do projeto (orçado em mais de R$ 5.000.000,00) e único responsável pelo projeto e desenvolvimento do software da cabine de pedágio e PLC controlador de pista; também pelo desenvolvimento do subsistema supervisório das cabines de pedágio utilizando SOAP para seu controle e monitoração em tempo-real; concepção das interfaces gráficas, intuitivas e revolucionárias das cabines, subsistema supervisório e Bypass.

Desafios

Ambiente hostil, constantemente sujeito à fraudes. Operação 24/7, sem permissibilidade de downtime (sob pena de perdas vultosas). Intervenções em campo em horários noturnos e matutinos. Interligação entre sistemas caixa-preta de terceiros, não documentados, mediante engenharia reversa de protocolos de comunicação serial e de rede. Gerenciamento de clientes difíceis. Orçamento e equipe muito inferiores à necessidade do sistema.

Resultados: redução em duas ordens de magnitude nos índices de fraude; aumento expressivo da arrecadação; implementação de novos meios de pagamento como Cartão Inteligente Sem-Contato (MiFARE) e tags; redução expressiva no custo operacional.

Tecnologias Empregadas: Delphi 7, Ladder (linguagem de programação de PLCs para automação da pista de pedágio e seus sensores), C/C++, SOAP, XML/XSLT, programação serial RS-232/485, MiFARE

%

Delphi 7

%

C/C++

%

Ladder (automação industrial)

Outros Projetos

Easypass.DLL

Concepção e co-autoria no desenvolvimento de módulo de pagamento eletrônico seguro de pedágio com utilização de Smartcard contactless MIFARE. Em funcionamento há mais de três anos sem falhas, é responsável por grande  parte da arrecadação da  área de pedágio da empresa, sem geração de ônus de suporte, instalado, até 2006, em mais de 50 cabines de pedágio, executando ininterruptamente, e integrado a sistemas heterogêneos de arrecadação.

Easypass

Software de pagamento eletrônico seguro de pedágio com utilização de Smartcard contactless MIFARE; Integração com sistema proprietário, antes considerada uma impossibilidade técnica, mediante engenharia reversa dos protocolos seriais não documentados e interceptação e simulação de teclado, gerando economia de centenas de milhares de dólares e viabilizando substituição paulatina do sistema estrangeiro pelo GPS.Toll.

SIGA

Sistema Integrado de Gerência de Acesso: projeto e desenvolvimento  do sistema supervisório em tempo-real, controlando centenas de equipamentos geograficamente distribuídos pelo Brasil; projeto e desenvolvimento do protocolo serial de comunicação entre os diversos modelos de terminais autônomos do sistema; Modelagem do controle de ponto e acesso.

GPS.Doc

Responsável pela ideia, pesquisa, projeto e desenvolvimento de módulo de produção GED resultando em aumento de 740% (aproximadamente 8 vezes) na produtividade da digitalização e classificação de documentos e lotes, possibilitando a manutenção da conta do cliente e aumento expressivo da participação da empresa no negócio,

Rodovia Inteligente

Prototipação, projeto e desenvolvimento de sistema de gerenciamento inteligente de rodovias pedagiadas; responsável por decisões chave de projeto e pela arquitetura de drivers dos equipamentos; concepção e projeto de arquitetura inédita de plug-ins em C# para extensão dinâmica dos diversos módulos; concepção, projeto e desenvolvimento do cerne de controle de mensagens entre os módulos e projeto da interface gráfica dos mesmos

emPath / PTS

Responsável por decisões chave dos projetos. Projetista principal do modelo orientado ao objeto do sistema de controle de ponto. Idealizador da infra-estrutura C# + MSMQ para substituição do gateway legado de acesso ao código COBOL, economizando milhares de dólares em royalties. Introdutor de novas tecnologias de desenvolvimento utilizando ORM, infra-estrutura de aplicativos (Xaf da DevExpress), e processo Agile, responsável por reduzir em 10 vezes o tempo de entrega de novos projetos;

Interesses e Hobbies

Faixa preta de Judô

Formado pelo renomado sensei Mehdi

Bodyboarding

Há mais de 27 anos surfando

Leitor compulsivo

Não desgrudo do meu Kindle

Wikipedia

Contribuo avidamente para Wikipedia

BMW for life!

Sou fã inveterado da marca

Gastronomia

Apreciador da cozinha mundial

Precisando de ajuda? Não hesite…

Entre em contato